Saiba por que priorizar o mobile pode ser o segredo para liderar no ranking do Google
Os dispositivos móveis já são o primeiro lugar pelo qual as pessoas acessam sites e aplicativos. Afinal, o celular é quase uma extensão do corpo e está sempre com você em qualquer hora do dia.
Com isso, a forma que os usuários acessam a internet mudou bastante e mais da metade das buscas é realizada direto dos smartphones e tablets. Os buscadores, como o Google, notaram essa mudança e adotaram o conceito de mobile-first, que nada mais é do que dar prioridade para sites focados no mobile.
Isso significa que, para conquistar o primeiro lugar no Google, um dos fatores essenciais é garantir que sua página web ofereça uma boa experiência em dispositivos móveis, priorizando a versão mobile. O desempenho e a usabilidade no celular passaram a ter maior peso na avaliação do algoritmo do buscador, embora outros critérios também influenciem a classificação.
Maior peso no mobile e o ranqueamento
A prioridade do algoritmo é facilitar a vida do usuário, por isso, seu comportamento é constantemente analisado. Quando ficou claro que o smartphone se tornou a nova forma de acesso à internet, o Google precisava dar prioridade para quem já tinha antecipado essa novidade.
Na verdade, a novidade nem é tão recente. Desde 2019 o Google já analisa primeiro a versão para celular do site, avaliando se está otimizado para dispositivos móveis e se oferece boa experiência durante o acesso.
Mais do que resultados de qualidade, o foco dos buscadores é oferecer boa navegação ao seu usuário, assim, se o site de uma empresa é mobile-first e outras estratégias digitais são trabalhadas de forma positiva, é natural que ele ocupe as primeiras posições do Google conforme a busca de palavras-chave.
Então, se seu site prioriza o desktop, mesmo que você trabalhe bem estratégias de SEO, marketing de conteúdo e ADS, a tendência é perder posições no ranking, podendo, inclusive, não ficar na primeira página.
O que mudar para conquistar espaço?
O foco do seu site precisa estar na experiência do usuário, então, além de dar prioridade a versão mobile, outros fatores precisam ser testados e adaptados. A velocidade de carregamento tem bastante peso, ainda mais se as pessoas estiverem na conexão 4G e 5G, imagens pesadas ou site muito pesado pode fazer com que o usuário desista do acesso.
Outras questões incluem o layout responsivo (próprio para se adaptar ao celular e tablet e não apenas uma réplica do site para desktop) e a facilidade de navegação. Tudo precisa ser intuitivo e fácil de clicar, sem que a pessoa precise ampliar a página para entender onde deve ir.
Com as mudanças trazidas desde 2019, o Google avalia fatores próprios para o uso da página web no celular. Assim, a estabilidade visual, a interatividade e a velocidade de carregamento têm igualmente muito peso. Logo, quanto mais lento ou difícil de navegar é a sua página web, mais pontos você perde e, consequentemente, perde ranqueamento.
Assim, para quem busca alcançar o primeiro lugar no Google, garantir um site mobile-friendly não é mais uma vantagem, mas, sim, uma necessidade estratégica. Não ter um site adaptado para smartphones e tablets é quase como não existir, ainda mais entre as gerações mais jovens (Z e Alphas), que fazem tudo pelo celular.
Dá para recuperar as primeiras posições?
Se você percebeu que deixou de ocupar as primeiras posições por não ter dado prioridade ao mobile, dá para mudar isso. Você continuará trabalhando a página para desktop, mas deve pensar no espaço voltado também para os dispositivos móveis e ter em mente que a maioria dos seus acessos vêm dali.
Analise como está a visualização da página nos celulares e tablets, o que pode ficar mais rápido e se tudo está intuitivo. Faça testes e veja o que funciona bem e o que não está tão certo. Assim, aos poucos, você recupera seus pontos no ranking e, aliado a outras estratégias digitais, consegue voltar aos primeiros lugares.
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